Contratar pedreiro ou construtora: Qual a melhor escolha para o seu projeto?

Sphera Engenharia: 7 motivos para ser nosso cliente!
outubro 3, 2017

Você tem aquele puxadinho para fazer, ou precisa construir uma casa do zero e surge aquela dúvida: contratar um pedreiro ou uma construtora?

Realmente é uma decisão muito importante e está diretamente ligada com o sucesso, ou fracasso, de sua obra. Por causa disso, você não pode escolher qualquer uma das opções e nem deixar nas mãos da sorte.

Neste post reunimos as vantagens de contratar uma construtora e os benefícios que essa relação traz para você e seu projeto. Confira este texto agora mesmo e descubra por que optar por uma empresa de construção civil é o melhor negócio para você.

Responsável por todo o projeto

Em primeiro lugar, uma construtora desenvolve todo o projeto da residência ou estabelecimento comercial a ser construído. Essas empresas possuem responsáveis técnicos, engenheiros e arquitetos que auxiliam na montagem completa de seu projeto.

Com os pedreiros isso não acontece. Eles dominam a parte operacional do trabalho, mas não poderão ajudá-lo nas especificações técnicas da construção. Em alguns casos, os pedreiros, se quer sabem desses pré-requisitos e podem gerar prejuízos para você mais tarde.

Ao contratar uma construtora você tem mais tranquilidade que a sua obra está dentro dos trilhos e seguindo as especificações recomendadas pelos órgãos de fiscalização.

Cuida das questões burocráticas

Para começar a levantar uma construção é necessário tomar algumas ações burocráticas junto à prefeitura, secretaria da fazenda, secretaria do meio ambiente e outros órgãos competentes.

Esse processo extremamente burocrático exige o levantamento de documentos importantes como o registro junto ao CREA, assinatura de um responsável técnico pela obra e etc. Só depois disso você recebe a liberação e o alvará necessário para começar a construção.

Uma empresa especializada em construção civil, já tem os meios necessários para conseguir essas liberações e consegue agilizar esse processo. Já ao contratar um pedreiro autônomo, tal responsabilidade cairá sobre os seus ombros.

Em outras palavras, você terá que correr atrás desses documentos para, só então, o pedreiro começar a trabalhar. Com isso você pode perder muito tempo, atrasar o projeto e até ter sua licença de construção negada. Algo que é muito mais simples e confiável se for realizado junto com uma construtora, por exemplo.

Elimina o desperdício

Ao fechar o contrato com uma construtora civil, todos os valores do projeto são incluídos no contrato de prestação de serviço. As despesas com materiais de construção também fazem parte dessa lista e, cabe à construtora, adquirir e gerenciar esses materiais.

As empresas especializadas em obras têm processos mais corretos e redondos para executar trabalhos diários. Isso inclui o controle rígido dos materiais e do estoque, o que evita desperdício e perda de dinheiro.

Como você já acertou o valor da obra com a construtora, ela precisa se ater ao custo prefixado no início do contrato. Sendo assim, ela fará de tudo para aproveitar os materiais adquiridos da melhor forma possível e entregar tudo com qualidade.

Outra vantagem de contratar a construtora é que, apesar de ela comprar todos os materiais, você pode opinar e escolher a parte de acabamento. Alguns exemplos são porcelanato, revestimento e tintas que deixam a casa a seu gosto.

No caso de pedreiros autônomos, você será responsável por comprar os materiais e controlar o uso. O que pode ser muito difícil, especialmente para quem não domina o assunto. Você corre o risco de comprar coisas erradas e o desperdício ainda fica sem controle, se você não tiver tempo de acompanhar a obra de perto.

Prazos de entrega confiáveis

Uma construtora civil responde diretamente pelo contrato assinado com o cliente, podendo responder juridicamente em caso de atrasos ou desentendimentos, inclusive. Essa é mais uma garantia para você, cliente, que tem convicção que seu projeto será finalizado no tempo correto e de acordo com suas especificações.

Ao contratar um pedreiro por conta própria, no entanto, a remuneração geralmente é diária. Ou seja, o profissional recebe de acordo com os dias que levou para terminar a construção, remunerando os dias em que trabalhou.

Aí pode estar uma grande armadilha. Alguns trabalhadores atrasam de propósito o projeto para receber mais dinheiro e outros, por motivos distintos, simplesmente não conseguem cumprir o prazo combinado.

Em outros casos, o profissional recebe parte do dinheiro antecipado e simplesmente deixa o cliente a ver navios. Não executa o trabalho que foi contratado para fazer e ainda processa o cliente, para receber o restante do montante e até direitos trabalhistas.

De qualquer forma, você terá prejuízos com o atraso e ainda não terá o resguardo suficiente para correr atrás de seus direitos. Portanto, fique esperto!

Fiscalizar a obra constantemente

Você tem tempo para fiscalizar a obra diariamente? Conhece as especificações técnicas do projeto para ver se o pedreiro está fazendo o correto? Se a resposta foi não, é mais um motivo para contratar uma construtora e deixá-la responsável pela sua construção.

Como já foi dito antes, essa empresa possui profissionais capacitados e multidisciplinares para garantir o sucesso de sua empreitada. Isso quer dizer que eles estarão preparados para acompanhar as atividades diárias e até têm pessoas específicas para fazer isso, como o mestre de obras e o engenheiro.

Com isso, você tem mais liberdade para se concentrar em outras áreas de sua vida e tem mais confiança no resultado final do projeto. O que, infelizmente, não é possível apenas com a contratação de um pedreiro autônomo.

Então, se você quer reduzir as suas dores de cabeça e ter um profissional para auxiliá-lo, contratar uma construtora é a melhor opção para você.

Equipe de trabalho mais engajada

As pessoas que trabalham em uma construtora, geralmente estão fazendo carreira dentro dessa empresa. Em outras palavras, são profissionais experientes e com certo tempo de casa. Fator que colabora para construir uma equipe mais engajada e acostumada a trabalhar em conjunto.

Um pedreiro autônomo geralmente tem seus próprios vícios de trabalho e precisa contratar seus ajudantes. Infelizmente, nem todos esses profissionais dominam a habilidade de recrutamento e seleção de candidatos.

Algumas vezes, isso significa ter de trocar de ajudante no meio da obra ou contar com um auxiliar não capacitado à função. Nos dois casos, a sua obra e seu bolso saem perdendo.

Sem se esquecer das questões trabalhistas envolvidas nesse processo. Mesmo que o pedreiro não se machuque em sua obra, você é responsável também em caso de acidente no deslocamento casa x trabalho. Algo que pode gerar processos judiciais e ainda mais dores de cabeça.

Por isso é muito melhor contar com uma empresa sólida e capacitada para tomar as melhores decisões por você e totalmente independente, como pessoa jurídica. Esse fornecedor tem mais habilidade para selecionar os profissionais corretos, comprar os materiais adequados e tocar toda a sua obra. Além de contar com seguro de vida para seus funcionários, equipamentos de segurança e treinamento contra acidentes.

Contratar uma construtora é investir na experiência dela e assegurar o sucesso de seu projeto. Sendo assim, conheça os serviços da Sphera Engenharia e veja como podemos ajudá-lo a tornar o seu sonho em realidade. Esperamos por você!

1 Comentário

  1. Alex Vargas disse:

    Olá empreendedor, estou enviando um GUIA GRÁTIS para GANHAR DINHEIRO NO AUTOMÁTICO ( sem pegadinhas ) é muito simples de implementar. Para maiores informações acesse: http://bit.ly/guiagratisdinheiroautomatico
    Obrigado! Espero ter Ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>